A safra de milho verde deve encerrar a temporada com uma superprodução no sudoeste de São Paulo. Com isso, os preços despencaram e alguns agricultores estão vendendo parte da produção para silagem.
No interior do estado a produção é dividida em duas safras: uma com a colheita próxima de junho, devido a demanda das festas de São João e outra no final do ano, com maior consumo nas praias.
O milho verde leva apenas 90 dias para ser colhido, porém alguns produtores estão colhendo ainda mais cedo, pois o clima dos últimos três meses favoreceu o desenvolvimento das espigas. “Era pra colher em janeiro, mas as espigas já estão maiores e no ponto de colheita. Se passar do ponto o grão fica duro”, explica o produtor Santo Lupércio Duarte, que conseguiu uma produtividade média de 15 toneladas por hectare.
Como a oferta do produto está muito alta, os preços despencaram e alguns produtores estão optando por destinar parte da produção para silagem, para pelo menos cobrir os custos de produção, já que nessa temporada acabaram gastando mais com sementes e adubos.
Fonte: Canal Rural.