O financiamento da FAPESP será fundamental para a execução do projeto e completa a estruturação planejada, que já contava com o embasamento acadêmico, profissionais com experiência comprovada nos segmentos bancário, agronômico e de criptografia. A despeito da complexidade que os temas blockchain, criptomoedas e smart contracts, possam trazer, a proposta de valor deste projeto é muito clara, simples e objetiva:“O mercado agrícola carece de um sistema distribuído de registros, bem como de fácil integração para as plataformas pré-existentes. Estas são fragmentadas, segmentadas através dos diversos setores do agronegócio e demasiadamente intermediadas, o que causa grande diluição do lucro dos produtores.
Uma solução com base em blockchain, adaptativa às diversas demandas do mercado agrícola e integrada às soluções preexistentes, se faz necessária e identifica-se como o passo essencial a ser tomado em direção ao futuro.”
Diminuir dramaticamente o custo, tempo e intermediação nos processos de aferição e validação de crédito e garantias em operações agrícolas e suas originações. Ao mesmo tempo que oferece segurança superior aos modelos, sistemas e metodologias existentes.Os resultados iniciais poderão ser experimentados por clientes como, instituições financeiras, seguradoras, cooperativas, revendas, e grupos armazenadores de commodities agrícolas, bem como os personagens envolvidos nos processos de criação e aferição de Cédula de Produtor Rural (financeira e não-financeira) e Crédito com garantia utilizando contrapartida de escritura ou bem; Certificado de Depósito Agropecuário e Warrant Agropecuário; Barter (Com registro de equivalências de trocas); Seguro agrícola (multirrisco ou risco específico); Vendas à futuro (Hedge e Opções de compra e venda); Registro de frete; Registro de exportação; Cálculo de risco de crédito, por montante de operações. A Compplied, empresa S/A do grupo SciCrop®, foi criada para executar projetos de pesquisa e desenvolvimento em computação, que atendam as estratégias de longo prazo da SciCrop® mas não necessariamente restritos a ela ou a seu mercado de atuação. Este é o segundo projeto aprovado pela FAPESP no PIPE para o grupo SciCrop®, o primeiro foi o: Modelos de Risco para a Agricultura a partir de Informação em texto. Se os leitores desse texto estiverem interessados por mais informações do projeto de blockchain aqui sucintamente descrito, deixem uma mensagem na seção de comentários.
Anderson Ramos
Olá, tenho interesse em receber mais artigos ou algo relacionado aos testes executados na Blockchain. Parabéns pela iniciativa!
Damico
Oi Anderson, entre em contato conosco pelo email info@scicrop.com e manteremos você atualizado.