Há 2 anos atrás, exatamente na data de 28/05/2017, era instalada na cidade de Morro Agudo, a primeira rede de estações meteorológicas para monitoramento climático hiperlocal de um município inteiro.
A iniciativa foi do sindicato rural local, com o apoio dos diversos produtores rurais da região. O município é conhecido como o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, e hoje fornece matéria prima de moagem para diversas usinas.
O projeto de instalação da rede foi um movimento inovador de compartilhamento de informações climáticas entre os produtores, e garante o acesso a dados essenciais para trazer maior produtividade. O equipamento disponibilizado pela SciCrop possui 13 sensores e capta dados a cada 16 segundos. Com essa capacidade de coleta é possível interpolar os dados entre as estações e calcular as condições climáticas mais precisamente em qualquer lugar de cobertura da rede. Além disso, é possível entregar uma previsão de 15 dias de alta precisão para a região.
Um grande diferencial da estação é sua estrutura simplificada que permite um custo mais acessível ao produtor rural, e também a fácil instalação e manutenção. Após os 2 anos, a rede permanece funcional e prova que as soluções tecnológicas de iot com custo-benefício são as mais acertadas para este tipo de situação no campo. Hoje não é necessário estações de alto custo e precisão, uma vez que a capacidade de coleta dos dados em velocidade e volume de dados é mais importante para trazer a informação estratégica que o produtor realmente precisa.
Caso você tenha interesse em conhecer mais da solução climática, nos mande uma mensagem para conhecer SciCrop CLIMA.