Em projetos com a SciCrop, duas multinacionais atuantes no agronegócio brasileiro apostaram na capacitação em data science para produzir IA em seus próprios departamentos
Novos tempos necessitam de novas ferramentas. Outrora Excel e “procv”‘s funcionavam, hoje falamos em BI, data lakes e algoritmos de inteligência artificial.
Se por um lado a capacidade de processamento computacional tem crescido exponencialmente e por outro as tecnologias de processamento da informação estão cada vez mais abertas, ainda há o desafio de como acompanhar essa evolução para tirar o máximo proveito.
É comum encontrarmos essa carência nas jornadas digitais que acompanhamos de perto.
Nesses momentos, a SciCrop demonstra seu compromisso com a autonomia de nossos clientes. Já treinamos cerca de 100 membros de equipes de data science, TI e Business Inteligence nas principais empresas do agro brasileiro.
Dois desses casos ocorreram em multinacionais dos setores de sucroenergia e de trading de alimentos, que pensando em acelerar suas transformações digitais, por meio da capacitação de suas equipes, contactaram a SciCrop.
Através de nosso serviço de transferência de conhecimento, promovemos a qualificação de seus profissionais nos campos do data science, big data e geo analytics.
O desafio: capacitar equipes no uso de nossas API’s e a criar suas ferramentas de analytics
Para entender as demandas dos clientes em ter suas equipes alinhadas com as técnicas de data analytics, devemos dizer que anteriormente, participamos de projetos de implementação e modernização de rotinas de análise de dados junto a esses clientes.
Em artigos futuros, aqui no Blog SciCrop, abordaremos com mais detalhes cada uma das soluções sob demanda desenvolvidas nesses projetos, mas apenas para esclarecer o leitor, em trabalhos com essas empresas, houve a implantação de algoritmos para a detecção remota de daninhas e falhas de plantio em canaviais, otimização em sistemas de meteorologia, o desenvolvimento de um ERP agrícola e criação de modelos de previsão para inadimplência.
A chegada repentina dessas novidades, “obrigou” as equipes operacionais em questão, sobretudo as especializadas em TI a acompanhá-las.
Para isso, se fez necessário um treinamento que as desse a possibilidade de dominar as soluções implementadas, e é claro, como sempre gostamos de salientar aqui na SciCrop, dar autonomia ao cliente para que ele mesmo possa produzir algoritmos e sistemas de acordo com sua necessidades.
A solução SciCrop: treinamento de data science e python para equipes de analytics
Primeiramente, antes de planejar a aplicação do curso, a SciCrop foi até as instalações das empresas para avaliar o atual modus operandi.
Através de uma consultoria in situ, identificamos quais eram os pontos fortes e fracos relativos à data science.
Levamos também em consideração, conforme mencionado anteriormente, as competências necessárias para operar as soluções implementadas, então, finalmente montamos uma ementa para cada caso, algumas das ferramentas lecionadas e conceitos abordados foram: Python, Programação orientada à objetos, SQL / Banco de dados Geoespacial PostGis, Conceitos de big data e computação de alta performance, Java e Data Science.
O valor em que apostamos ao aplicar o treinamento, focado em data science e python, para equipes de analytics, foi a praticidade, com a “mão na massa”, as equipes passaram por mais de 64 horas de treinamentos.
O resultado equipes capacitadas a produzirem IA dentro de casa
A importância do knowledge sharing nunca pode ser subestimada.
O ganho de conhecimento proporcionado durante os treinamentos abriu novas perspectivas a estas grandes multinacionais, que passaram a investir em analytics de forma mais contundente e inclusive, a tratar o data science como um tema departamental.
Nas palavras de um C-Level de uma das gigantes, A SciCrop “capacitou as equipes a produzirem IA dentro de casa”.
Para nós, a declaração foi uma grande prova de que atingimos nossa proposta de dar independência ao cliente no manejo com as tecnologias de analytics.
Quer ser a próxima empresa produtora de Inteligência Artificial? Conheça a SciCrop.
Com nosso serviço de transferência de conhecimento, seu time poderá guiar sua organização no caminho da transformação digital.