Saiba quais são as opções mais utilizadas no mercado para o acompanhamento das análises de dados e conheça os serviços customizados de visualização da SciCrop.
Para que os processos de analytics, de fato, convertam-se em insights e ações capazes de transformar a produtividade de uma organização, a forma de apresentação dos dados é fundamental.
A apresentação dos resultados das análises deve ser claro, objetivo e imediato, não há tempo para se perder com interpretações ou com a manipulação de gráficos ou representações demasiadamente complexas.
Para fomentar essa agilidade, e atender a demanda crescente por BI, típica do mercado atual, diversas ferramentas para visualização de dados vêm se apresentando, e algumas delas, com mais destaque.
Conheça as principais ferramentas de visualização de dados.
1 – Microsoft Power BI
O Microsoft Power BI é um a das ferramentas de maior popularidade e menor custo do mercado.
Caracteriza-se como um conjunto de ferramentas de análise de negócios executadas principalmente no Azure, capazes de se conectar com centenas de fontes de dados.
O software oferece algumas funções para simplificação e preparação de dados e conduz análises ad-hoc.
Sua maior qualidade, segundo os usuários, é a facilidade de uso, que é contrabalanceada pelo fato de sua baixa amplitude de uso, sobretudo a dificuldade de emprego em tarefas mais complexas.
2 – Qlik Sense
O Qlik Sense aposta em conceitos de descoberta de dados controlada, análise ágil e BI através de um mecanismo associativo escalável na memória que também pode ser usado como um data mart.
A ferramenta pode oferecer relatórios corporativos com seu módulo opcional do servidor Qlik NPrinting.
Ao trabalhar com o Qlik Sense, você pode salvar marcadores na seleção atual de uma planilha, e a partir daí, combinar marcadores em histórias e adicionar texto e outras anotações para, por exemplo, elaborar uma história auto-explicativa em meio aos dados.
O diferencial de Qlik Sense, apontado pelos desenvolvedores, é o ganho de insights devido a seu mecanismo associativo, porém, o software apresenta menor qualidade no controle da estética das apresentações (quando comparado a outros concorrentes).
3 – Tableau
Apesar de não ser uma ferramenta exclusivamente voltada para a descoberta visual de dados, Tableau tem sido uma das mais relevantes do mercado.
Suas plataformas de base são o Tableau Server ( compatível com Windows ou Linux) e o Tableau Online (hospedado).
Certamente, a descoberta visual é o ponto forte de Tableau.
Com padrões bem definidos, Tableau é de simples implementação, fácil uso e preciso na exibição de gráficos.
Tableau permite a criação de visualizações clicando ou arrastando as dimensões de categorias, e valores numéricos de interesse e escolhendo uma marca (o tipo de exibição, como barras, linhas e pontos), ou usando até mesmo utilizando seleção automática de marcas.
Atualmente, Tableau se apresenta como a ferramenta mais completa do mercado e também oferece dois aplicativos de área de trabalho gratuitos para Windows e macOS: Tableau Public e Tableau Reader.
Não deixe sua equipe perder nenhum segundo com visualização de dados, conte com ajuda da SciCrop.