Conheça os principais modos de como dispositivos IOT podem auxiliar processos de big data analytics no agro
Com o início do leilão do 5g, o tema da digitalização do agronegócio tomou as principais manchetes dos veículos midiáticos de todo o país.
Entre outros benefícios que esta forma de conectividade fornece ao setor, sua capacidade de habilitar dispositivos IOT têm sido a mais evocada em matérias e reportagens.
Para a SciCrop, startup referência em advanced analytics as a service no Brasil, a progressiva implementação desses dispositivos nas propriedades brasileiras é uma excelente notícia, visto que uma de suas maiores utilidades reside justamente na captação de dados.
Vejamos 3 casos em que os dispositivos IOT beneficiam diretamente as análises de dados:
1 – Monitoramento de condições climáticas
Soluções digitais de monitoramento climático, certamente, são as formas de agricultura inteligente mais populares no Brasil e no mundo.
A instalação de sensores e estações meteorológicas dentro das fazendas torna possível a coleta de um grande volume de dados climáticos hiper locais.
Através deste tipo de dados, é possível alimentar modelos preditivos, elaborar mapas e monitorar o clima em uma determinada região com assertividade e confiança.
2- Agricultura de precisão
Nota-se, cada vez mais, uma necessidade em melhorar a eficiência de processos típicos da agricultura de precisão através de tomadas de decisão data driven.
Utilizando sensores IOT distribuídos pelas plantações, produtores podem captar dados sobre cada faceta do microclima e do ecossistema, como por exemplo: iluminação, temperatura, umidade, níveis de carbono, condições de solo e infecções por pestes.
Modelos avançados de drones e VANTs também fazem parte dessa categoria de equipamentos, e são muito utilizados na captação de imagens para geoprocessamento.
3 – Manejo e monitoramento do gado
Não é só na agricultura que os dispositivos podem ser úteis para otimizar a produtividade.
Na pecuária, conforme apresentamos em nosso artigo sobre a pecuária digital, colares e tags conectados a internet vem sendo acoplados aos animais para realizar o monitoramento via GPS e alguns tipos de pastoreios remotos através de sons.
Os dispositivos IOT estão a serviço da análise de dados, e a SciCrop é líder neste segmento entre as agtechs brasileiras, com as novas tendências de conectividade, você também poderá contar com estas tecnologias em sua propriedade.
Clique aqui, fale com nossos especialistas e comece sua transformação digital.