Conheça as principais tendências do mercado de tecnologia aplicáveis ao agronegócio
Os anos de pandemia representaram uma aceleração intensa da chamada “transformação digital” do agronegócio no Brasil.
Uma grande quantidade de propriedades rurais, e de empresas bem consolidadas no mercado, atentaram-se às principais tendências tecnológicas voltadas para a produção agropecuária.
Estatísticas do IBGE dão conta de que 74% das propriedades rurais brasileiras já fazem uso de algum tipo de ferramenta digital, ilustrando bem este ritmo de modernização apresentado recentemente.
A SciCrop, startup referência em big data analytics voltado ao agro, separou algumas das principais tecnologias que estão sendo integradas às atividades no campo.
Estações meteorológicas e sensores
Sensores e estações meteorológicas são dispositivos ideais para captar dados sobre o ambiente da plantação, sobretudo no que diz respeito a condições de clima e solo em uma determinada região.
Quando esses dados são integrados a técnicas de big data analytics, são extraídas informações fundamentais para tomadas de decisões assertivas, capazes de otimizar operações de manejo.
Drones
Drones e VANTs talvez sejam o grande símbolo do termo agro 4.0.
Os pequenos veículos voadores são utilizados para captar imagens aéreas de plantações, e em alguns casos, para a realização de pulverização.
As imagens registradas pelos drones fornecem material para análises geográficas, realizadas com técnicas de advanced analytics, como o machine learning, cujos resultados permitem acompanhar a evolução do plantio nos mais variados aspectos.
Plataformas de gestão agrícola
A exemplo de outros segmentos, as plataformas de gestão também estão chegando ao agronegócio.
Softwares que reúnem os principais KPIs, outras informações sobre a produtividade, e até mesmo indicadores sobre condições climáticas e ou geográficas, estão sendo empregadas para aumentar a eficiência dos processos de manejo e administração.
*Clique aqui e acompanhe o caso de uma grande indústria produtora de batatas pré fritas congeladas que faz uso de uma plataforma de agricultura digital desenvolvida pela SciCrop.
Agricultura Vertical
Um dos objetivos de qualquer tecnologia é aumentar a capacidade do ser humano de adaptar-se a condições adversas.
A agricultura vertical é um exemplo que confirma esta sentença.
Em locais que não suportam métodos de agricultura tradicionais, como por exemplo, grandes centros urbanos, plantações realizadas em armazéns fechados, dotados de controle ambiental artificial, permitem a produção de alimentos.
Conte com a tecnologia em sua propriedade, conheça a SciCrop, a startup referência em big data analytics no agro.
Através de nossas soluções, as maiores empresas do agro atuantes no Brasil estão desfrutando dos benefícios da inteligência de dados em seus processos.