Saiba como as tecnologias digitais podem aumentar a eficiência no uso de recursos nas lavouras
2022 está apenas começando, e a exemplo dos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais sobre o agronegócio (principalmente na agricultura) deve continuar sendo uma realidade no Brasil.
Entre os motivos responsáveis por esta expansão, destaca-se a capacidade desse tipo de ferramenta em reduzir custos produtivos.
Tratando-se especificamente das técnicas de big data analytics, sua facilidade em promover a otimização do uso dos insumos se apresenta como um grande trunfo para impulsionar a economia nas lavouras.
Conheça algumas maneiras de como técnicas de analytics podem auxiliar produtores a melhorar a eficiência no emprego de seus recursos.
1 – Irrigação inteligente
Entre todas as matérias primas necessárias para o crescimento sadio das plantações, a água ocupa um lugar de destaque.
Através de análises climáticas, equipes agrícolas podem racionalizar o uso dos recursos hídricos.
Com o acesso a previsões meteorológicas assertivas obtidas via advanced analytics, é possível, por exemplo, determinar os melhores dias para realização da irrigação de forma a evitar evaporação e rajadas de vento que reduzem a eficiência do processo.
2 – Aplicação pontual de defensivos agrícolas
Além de receber a irrigação devida, as lavouras devem estar sempre livres de pragas para atingir seu máximo potencial.
Para isso, aplicações de defensivos agrícolas e outras medidas de combate sempre são bem-vindas nas plantações.
Análises geográficas possibilitam a localização precisa de focos de infestação, a partir delas, podem ser elaboradas rotas de pulverização capazes de elimina-los sem evitar desperdícios.
Desta forma, não só o bolso do produtor é poupado, como são evitados possíveis danos ao meio ambiente por conta dos agroquímicos.
Vale a pena mencionar que as análises climáticas também podem ajudar no trabalho de prevenção de infecções ao indicar cenários climáticos favoráveis ao aparecimento de certas ameaças.
3 – Otimização dos planos de manejo
Mesmo com todo o suporte tecnológico, em uma última análise, as decisões das equipes agrícolas ainda terão enorme peso na questão dos insumos.
Quando elas são alimentadas por informações oriundas de análises de dados confiáveis, seus juízos sempre irão conduzir ao melhor uso possível das matérias primas.
O monitoramento ágil e constante de todas as variáveis relativas ao plantio sempre coloca os profissionais responsáveis em uma posição de conforto quanto ao aparecimento de imprevistos.
Com isso, frutos de desperdício de insumos, como os erros de comunicação e o retrabalho são drasticamente reduzidos.
Valorize seus recursos, coloque a tecnologia a sua disposição para estimular a produtividade e a economia em sua empresa ou propriedade rural.