Em trabalho com a SciCrop, grande familly office brasileira melhorou controle climático em plantações de laranja e automatizou processos de rotina com analytics
Recentemente, discutimos aqui no Blog SciCrop, as formas de como as alterações climáticas provocam yield gap, impactam na agricultura, e a importância das técnicas de analytics para auxiliar o produtor a se prevenir contra essas mudanças.
Para exemplificar a efetividade da gestão de dados climáticos na prevenção das quebras de produtividade e na manutenção da saúde das safras, contaremos neste artigo, um case de sucesso.
Veremos como uma familly office brasileira atuante nos setores imobiliário, químico e com forte presença no agronegócio (especialmente em citrus) melhorou seus níveis de produtividade através da aprimoração do controle climático com nossa plataforma de weather analytics, o Pluvio, (antigo SciCrop Clima).
O trabalho iniciado a aproximadamente 4 anos atrás, transformou-se em uma parceria que dura até os dias de hoje.
O desafio: “agregar conhecimentos sobre controle climático a uma equipe de TI qualificada”.
Logo nos primeiros contatos, notamos que a empresa tinha uma filosofia de voltar-se à tecnologia. Sobretudo, na área de TI, encontramos uma equipe extremamente qualificada, o que de certa forma facilitou a relação entre as partes.
Na ocasião, nosso desafio foi mostrar na prática, como a aplicação de conhecimentos em TI a dispositivos IOT, como estações meteorológicas e outros sensores climáticos poderiam fornecer todo o panorama hiperlocal das condições agroclimáticas nas propriedades em que cultivavam gêneros cítricos (especialmente laranjas).
Além de auxiliar as equipes na aquisição dessa “percepção climática”, também nos propusemos a apontar outras formas de automação de processos através de #analytics nas atividades realizadas na propriedades.
A solução SciCrop: “instalação de estações e integração de nossa plataforma de wheather analytics, Pluvio, aos sistemas da cliente”.
A hiperlocalização dos dados climáticos passa diretamente pelo sensoriamento do local. Para promovê-lo, instalamos nas fazendas do cliente, sensores e estações meteorológicas. Para se ter uma ideia da quantidade de dados capturados pelo conjunto de dispositivos IOT alocados, a geração anual de dados gira em torno de 6 milhões.
Para converter todo esse volume de dados em informações confiáveis é necessário armazená-los e processá-los. Aqui na SciCrop, sempre zelamos pela autonomia do usuário, a pedido do cliente, integramos nossa plataforma de weather analytics, Pluvio, na forma de API aos sistemas ERP da empresa que já vinham sendo utilizados.
Em nossos sistemas, realizamos previsões interpoladas com 3 cenários de confiabilidade. Para não deixar nenhuma dúvida sequer em termos de precisão, também cruzamos estes dados com outras fontes públicas de dados climáticos. Feita essa série de cálculos, se originam relatórios em forma de tabelas, que todos os dias às 9:00h são enviados ao cliente.
Contribuímos também com a construção de um pequeno sistema, também baseado em analytics, para controlar as horas de trabalho dos funcionários nas fazendas (restringida por lei devido ao forte calor incidente nessas áreas).
O Resultado: “otimização do controle climático e o estabelecimento de uma parceria de confiança”
Conforme mencionado, o recebimento do relatório contendo informações sobre o clima local com alta precisão possibilitou às equipes da cliente a planejar, da melhor forma possível, todas as atividades produtivas diárias relacionadas ao cultivo.
A construção de uma relação de confiança também foi um resultado importante deste trabalho.
No início, os relatórios eram disparados manualmente, e se houvesse o atraso na entrega, era desencadeado um efeito dominó, justamente por toda operação do dia ser baseada nas informações climáticas presentes no relatório.
Em todos esses anos de parceria, os relatórios foram enviados calculadamente às 09:00 da manhã. Todos esses ajustes necessários contribuíram para que a otimização e qualidade da entrega fizesse a diferença. Como resultado tivemos o alinhamento sinérgico de ambos os propósitos.
O trabalho de inteligência em conjunto com as equipes de TI da empresa também foi fundamental para automatizar a contagem do tempo de trabalho nas fazendas. Este incremento foi importante para dar mais agilidade à rotina e transparência nas questões trabalhistas.