Veja como a SciCrop da suporte ao monitoramento climático em aeroportos e áreas de construção civil
Naturalmente, o desenvolvimento das atividades humanas, sejam sociais ou mercadológicas, em determinada região, sofrem influência direta dos aspectos climáticos.
A força do Brasil na agropecuária é um exemplo disso.
A extensão territorial do país e a variedade de domínios climáticos, ideais para o cultivo dos gêneros agrícolas comerciais, tornam a atividade vital para a economia do país.
Mas você já parou para pensar que o clima também pode impactar outros segmentos com a mesma intensidade?
Para ajudar no controle diário desta importante variável, duas grandes empresas nacionais, dos setores de aviação e construção civil, têm investido no controle meteorológico e contam com o apoio da SciCrop para realizar o monitoramento climático em suas regiões de atuação.
O desafio: realizar previsões climáticas para dar base ao planejamento de rotas de voos e rotinas de operação em construções.
Tratando-se de obras e construções, os agentes climáticos responsáveis por prejuízos e acidentes são: chuvas, ventanias e altas temperaturas.
Em operações como o içamento de guindastes, ou a construção de edifícios, ventanias podem provocar a queda de materiais e de operários, eventos que costumam ser fatais durante as obras.
De 2012 a 2018, foram registradas 1.125 mortes em obras no Brasil, e em 21% destas fatalidades foi apontado como agente causador a queda de altura.
Ainda falando de construções, certos materiais não podem ser expostos a água ou umidade excessiva, como o caso da areia e de alguns tipos de tinta e cimento. Para evitar prejuízos desta natureza, a equipe deve sempre estar atenta às previsões pluviométricas.
O calor excessivo, também costuma causar acidentes de trabalho nesses ambientes.
Câncer de pele, queimaduras, insolação e desidratação são ameaças recorrentes entre as equipes de obras em épocas quentes.
Os mesmos fatores climáticos, talvez com exceção do calor, também costumam afetar a rotina dos aeroportos.
Chuvas excessivas e rajadas de vento costumam afetar a estabilidade das aeronaves, tal como a visibilidade da equipe de bordo na hora de realizar pousos e decolagens.
A perda do atrito entre as rodas e o solo em pistas cobertas por neve ou água já foram motivo para diversos acidentes em pistas de aeroportos ao redor do mundo.
A umidade acumulada nas aeronaves pode provocar a corrosão em pontos dos veículos e o aparecimento de fungos nos armazéns de refeições.
A solução SciCrop: fornecimento de hardwares IOT para monitoramento climático em áreas de obras e aeroportos.
A SciCrop é expert em analytics as a service voltado ao agronegócio, entretanto, possuímos algumas particularidades que nos credenciam a dar suporte a outros setores.
A grande cobertura de nosso sistema de weather analytics, Pluvio, que alcança todo o território nacional e a versatilidade de nossas soluções, que servem a toda a cadeia produtiva do agro, tornam a SciCrop, referência como provedora de dados climáticos no Brasil.
Em parceria com a Climatempo, oferecemos nossas estações meteorológicas para a captação de dados climáticos de forma hiper localizada.
Através dessas dataset, nossos clientes podem saber, com até 15 dias de antecedência, todo o perfil de comportamento climático de suas áreas de operação, dessa forma, podem criar rotinas de trabalho que mantenham seus ganhos, e sobretudo, a segurança de suas equipes e de seus clientes.
O resultado: redução de acidentes e prejuízos financeiros nos campos de operação
Ao conhecer datas e horários em que haverá forte incidência de ventos e chuvas, o aeroporto pode evitar ocasiões de decolagens e principalmente pousos.
A antecedência de até 15 dias, permite ao aeroporto emitir comunicados às companhias aéreas de forma que consigam avisar os passageiros e reprogramar itinerários sem prejuízos ou inconvenientes.
Para as obras, saber desses eventos climáticos com antecedência também é fundamental.
O transporte/manipulação de determinados materiais pode ser feita de forma a evitar prejuízos.
Atividades em locais elevados, podem ser programadas para dias com clima ameno e baixa incidência de rajadas de vento para evitar acidentes de queda, ao passo em que dias de forte calor podem ser reservados para atividades mais leves.
A SciCrop é referência em analytics no Brasil e pode ajudar a manter a saúde de sua equipe e os ganhos em sua operação.
Mantenha a segurança no trabalho e otimize seu planejamento com weather analytics, conheça o Pluvio.