Em projeto com a SciCrop, empresa internacional do setor de sementes otimizou monitoramento climático em lavouras de milho.
Neste ano, lavouras do Brasil e de todo o mundo sofreram enormes quebras de produção devido a variação de fatores climáticos.
Entretanto, essas perdas não atingem todos os gêneros agrícolas com a mesma intensidade, certas culturas sofrem muito mais com mudanças deste tipo, o que pôde ser observado nesta safra, principalmente tratando-se da cana-de-açúcar e do milho.
Uma reportagem da Reuters, publicada em junho de 2021, mostrou uma queda de produção de 8,43%, em relação a 2020, na safrinha do milho, e apontou a estiagem e o frio na região centro-sul do Brasil como responsáveis pelos yield gap.
O grão é um dos gêneros mais importantes no agro brasileiro, e por isso, empresas de todo o país estão investindo em maneiras de evitar esse tipo de perda, sendo a tecnologia, a grande aposta de algumas delas.
Uma grande multinacional do setor de sementes, atualmente presente em mais de 50 países, com forte atuação no mercado do milho, foi uma de nossas clientes a investir no monitoramento meteorológico com Pluvio, a plataforma de weather analytics da SciCrop para otimizar o plantio do gênero.
O desafio: controlar os índices hídricos em plantações de milho
O período de crescimento e desenvolvimento do milho é limitado pela água, temperatura e radiação solar ou luminosidade.
A cultura do milho necessita que os índices dos fatores climáticos, especialmente a temperatura, precipitação pluviométrica e fotoperíodo, atinjam níveis considerados ótimos, para que o seu potencial genético de produção se expresse ao máximo.
Por pertencer ao grupo de plantas C4, o milho apresenta taxa fotossintética elevada, respondendo com altos rendimentos devido ao aumento da intensidade luminosa especialmente nos primeiros 15 dias.
Daí surge a importância em se controlar os índices hídricos nas lavouras.
Plantação de milho atingida pela estiagem
Ao mesmo tempo em que uma boa quantidade de chuvas é necessária para sustentar seu ritmo acelerado de fotossíntese, o excesso de água no solo pode limitar a radiação solar incidente nas folhas.
A solução: monitoramento climático com Pluvio
Para dar suporte ao cliente a realizar um controle meticuloso de índices pluviométricos, a SciCrop conta com uma estrutura que apoia-se nas últimas tecnologias digitais (em hardware e software).
Realizamos a coleta de dados com nossas estações meteorológicas, dentro dos padrões da NOAA, capazes de emitir os principais dados meteorológicos locais, como índice de umidade, velocidade de rajada de vento e radiação solar a cada 6 segundos.
Através desses dados coletados in situ, bancos de dados públicos e privados e de mais de 500 mil pontos virtuais de captação de dados meteorológicos, em nossa plataforma de weather analytics, Pluvio, aplicamos modelos preditivos e técnicas de advanced analytics para entregar previsões com até 15 dias de antecedência sobre a pluviometria (e outros índices climáticos).
Assim como Pluvio, os dados capturados pelas estações, também são integráveis aos principais sistemas legados do mercado.
O resultado: mais segurança na fase inicial do plantio
A previsibilidade concebida pelas análises climáticas, de até 15 dias, se encaixam perfeitamente com a duração do desenvolvimento inicial do milho.
Neste período, que define toda a continuidade da safra, o cliente consegue escolher a melhor janela temporal para iniciar sua plantação e definir parâmetros relevantes à irrigação, como por exemplo as melhores lâminas, conforme sua necessidade.
Até mesmo em casos extremos, quando perdas por agentes climáticos forem inevitáveis, o cliente pode antecipar negociações com credores e fornecedores para agilizar ações de contenção e mitigar prejuízos.
Não deixe que as mudanças climáticas, cada vez mais bruscas na atualidade, prejudiquem seus ganhos.
Empregue a tecnologia para monitorar o clima em sua propriedade, conheça Pluvio, nossa plataforma de weather analytics.
Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita de Pluvio.