Saiba como empresas voltadas a produção de tecnologia para o agronegócio podem ajudar o mundo a superar novos e antigos desafios
Apesar da grande evolução na produção agropecuária experimentada pelo mundo nas últimas décadas, muitos problemas relativos à alimentação, energia e sustentabilidade, ainda perduram.
Além do problema da escassez de produtos, que figura desde as primeiras civilizações, novos surgiram devido à pandemia de COVID-19.
Para se ter uma ideia da gravidade deste cenário, atualmente 10% da população mundial se encontra em estado de subnutrição, quadro que deve ser agravado pela crise econômica global iniciada em 2019.
Em situações semelhantes a esta, a tecnologia sempre foi a melhor resposta da sociedade para elevar a produção de commodities.
No contexto em que vivemos, a quarta revolução industrial é a grande esperança deste incremento produtivo, e as Agtechs, os motores desta transformação.
Conheça 4 desafios globais que podem ser superados com ajuda da digitalização do agronegócio.
1 – O mundo precisará de mais comida
Segundo a FAO, o mundo possui 925 milhões de pessoas sofrendo pela fome neste instante, fato que deixa evidente a necessidade do aumento da produção de alimentos.
Outro fator de aumento da demanda, é o constante crescimento populacional, sobretudo em países da Ásia, uma tendência incessante neste século.
Estima-se que a região possa liderar um crescimento populacional, que somado aos demais continentes, façam o planeta atingir a marca de 9.3 bilhões de habitantes até 2050, segundo estimativa da FAO.
Mediante estes prognósticos, não resta outra saída, é necessário empregar as tecnologias digitais para elevar o aproveitamento da terra através de sua aplicação na agricultura de precisão e na melhoria das tomadas de decisão quanto ao manejo.
*Conheça FarmGIS e Pluvio, as plataformas digitais de agricultura da SciCrop e tenha total suporte tecnológico durante todo o plantio.
2 – O aumento da demanda energética
O aumento da inclusão digital e da própria expansão populacional do planeta pressionam também a demanda por energia (sobretudo elétrica).
Em conjunto com essa necessidade crescente, há uma tendência das empresas e dos consumidores pela adoção do meracado a fontes de energias limpas e renováveis, como o biocombustível, que deve movimentar cerca de US$300bi até 2030.
Mediante a crise energética enfrentada pelo mundo devido a queda produtiva ocorrida durante a pandemia, espera-se que ethanol, biodiesel e óleos vegetais passem a ocupar uma maior fatia do mercado.
O uso da tecnologia será crítico para elevar rapidamente a produtividade destes gêneros e solucionar a crise.
3 – Novos desafios na cadeia de suprimentos
Outro impacto da pandemia de COVID-19 na economia global foi a quebra da cadeia de suprimentos.
Elevação de preços de operações logísticas e dos próprios alimentos (aumento médio global de 38% desde Janeiro de 2020) mostraram a importância da manutenção de produções domésticas e locais.
Tecnologias digitais como a Inteligência Artificial podem não só beneficiar a cadeia de suprimentos como fortalecer a produção em propriedades dos mais variados tamanhos.
4 – Preocupações com o meio ambiente
O emergente conceito de ESG (global environmental, social and governance) exige com que a agroindústria intensifique seu foco no uso de processos sustentáveis que minimizem os impactos ambientais inerentes a prática da agropecuária.
Ferramentas digitais otimizam as operações de manejo e permitem a redução do uso de insumos como a água e evitam a dispersão de agrotóxicos de forma inadequada.
Além destes benefícios ao meio ambiente, o monitoramento de fornecedores também pode ser realizado com big data analytics, ampliando ainda mais as possibilidades de preservação através da tecnologia.
Faça com que sua empresa seja uma das protagonistas da superação destes desafios globais, conheça a SciCrop, startup referência em big data analytics voltado ao agronegócio no Brasil.
Com nossas soluções em inteligência de dados você irá alinhar sua empresa as principais tendências sustentáveis do mercado e aumentar sua produtividade.