Ferramenta utiliza inteligência artificial para filtrar notícias de interesse do usuário e repercutir o conteúdo em tom positivo, negativo, neutro ou crítico
Por Marina Salles e Fernanda Cavalcante
José Damico e Renato Ferraz são os fundadores da startup SciCrop, que oferece soluções de Analytics as a Service (Saas) para a cadeia do agronegócio. Empreendedores antenados com o que acontece no dia a dia do agro, eles anunciaram a liberação do acesso à plataforma Not Rumor, que desenvolveram inicialmente para uso próprio, com o objetivo de facilitar a curadoria e compartilhamento de notícias do setor.
A Not Rumor é uma plataforma especializada em notícias do agronegócio que, por meio do uso de algoritmos de processamento de dados, reúne informações de fontes confiáveis com regularidade, dando acesso a publicações realizadas até horas antes do momento da pesquisa. A busca é feita por palavras-chave específicas relacionadas ao interesse do leitor: como tecnologia, inovação, milho, soja, investimentos, entre outras, e pode ser feita em português, inglês e espanhol.
Damico explica que a experiência de seleção das notícias vai ficando cada vez mais personalizada conforme o usuário adiciona seus sites de notícia preferidos, sejam eles nacionais ou internacionais, e os domínios de conhecimento do seu interesse, no formato de hashtags.
Compartilhamento personalizado
Além de fazer a curadoria de notícias, a plataforma permite o compartilhamento dos conteúdos nas mídias sociais (LinkedIn e Facebook) e apps de mensagens (WhatsApp, Telegram etc). O compartilhamento já inclui um comentário criado pelo ChatGPT, inteligência artificial generativa da OpenAI, que faz o papel de “ghost writer”.
Com apenas alguns cliques, os usuários podem selecionar com qual tom desejam repercutir a notícia, sendo quatro as opções para o tipo de comentário: positivo, negativo, neutro ou crítico. Essa funcionalidade também está liberada mediante cadastro na plataforma Not Rumor e inserção de um cupom enviado por e-mail ao usuário.
Por enquanto, o acesso à plataforma é oferecido gratuitamente. No entanto, a ideia é que a Not Rumor tenha um modelo de negócios próprio e independente da SciCrop no curto prazo, segundo os empreendedores.
Além de notícias, eles também estão trabalhando em uma versão beta que inclui os alertas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre novos casos de doenças que afetam a produção agropecuária.
Fonte: https://www.agtechgarage.news/fundadores-da-scicrop-disponibilizam-acesso-gratuito-a-plataforma-agregadora-de-noticias-que-tambem-faz-posts-nas-midias-sociais/