Com plataforma de geo analytics da SciCrop, FarmGIS, grande empresa nacional do segmento de sementes otimizou sua produtividade em lavouras de soja
A cliente, uma das líderes nacionais na produção de sementes, foi uma das gigantes do agro brasileiro a provar essa máxima.
Em um projeto desenvolvido com a SciCrop, a empresa colocou a prova, em suas fazendas de soja, as funcionalidades de FarmGIS, nossa plataforma de geo analytics.
Ao final da jornada, nosso cliente atestou os benefícios da aplicação de advanced analytics aos processos agrícolas, e atestou que as tecnologias digitais podem revelar informações fundamentais, antes indisponíveis, para melhorar as tomadas de decisões durante todas as fases do plantio (especialmente durante a safra).
Acompanhemos este case de sucesso!
1 – O desafio: introduzir o conceito de geo analytics para otimizar o monitoramento de safras de soja
Além de ser uma grande produtora de sementes, a empresa também é detentora de fazendas, nas quais realiza a produção do gênero soja.
Tendo já uma experiência prévia com a SciCrop na automatização de workflows de ETL para analytics e estruturação de cloud, a cliente decidiu estender conosco, as boas práticas de gestão de dados para suas plantações.
O cliente desejava otimizar e automatizar o acompanhamento da evolução do plantio através do monitoramento remoto de índices vegetativos e estabelecer estimativas/comparativos sobre a produtividade por talhão durante as safras de uma forma mais precisa e ágil. Processo que até então, era realizado através de métodos tradicionais.
2 – A solução SciCrop: análises geográficas remotas dos principais índices vegetativos com FarmGIS
Ao analisar as demandas do cliente, logo percebemos que nossa plataforma de #geoanalytics, FarmGIS, era a solução ideal para a ocasião.
A plataforma de análises geográficas da SciCrop parte de imagens aéreas de VANTs ou satélite e as processa através de algoritmos GIS e machine learning, para então, fornecer informações sobre os principais índices vegetativos como EVI, NDRE, SAVI, GLI e NDVI.
Iniciamos o processo de análise da propriedade pela coleta de imagens das propriedades via satélite, feita de forma 100% remota, com uma cadência aproximada de 5 dias.
As áreas sob análise, correspondem a cerca de 30.000 ha, representados em 230 áreas de interesse cadastradas, sendo cada imagem de satélite responsável em média, por aproximadamente, 40 áreas de interesse.
No momento da captação, nos deparamos com um desafio: em períodos de safra (verão) a presença de nuvens atrapalhava a qualidade das imagens.
Graças ao filtro de nuvens, uma das funcionalidades de FarmGIS, conseguimos contornar esse problema.
Com as imagens armazenadas, realizamos o processamento em nossos sistemas, e posteriormente, disponibilizamos os índicies vegetativos solicitados por talhão (majoritariamente o NDVI), em um endpoint que tornou possível a visualização dos resultados em uma planilha de Excel e a posterior integração aos sistemas de BI do cliente.
Com FarmGIS, o cliente pôde realizar comparativos sobre os índices distintos em uma mesma área em tempos diferentes.
3 – O resultado: otimização da produtividade e entendimento do impacto de ações sobre as lavouras
O acompanhamento remoto e automático dos índices de vegetação concedidos por FarmGIS, permitiu ao cliente diminuir o trabalho de suas equipes e deslocá-la para tarefas mais criativas e complexas.
As informações precisas conferidas pela plataforma, permitiram à empresa identificar os impactos de suas ações para com o plantio, assim como a influência de agentes externos, como o clima no crescimento vegetativo e na produtividade.
Maikon Abati, BI manager da empresa, declarou recentemente, os benefícios ocasionados pelo uso de FarmGIS:
“A plataforma vem nos ajudando no entendimento do real impacto do clima no crescimento vegetativo através das comparações históricas de NDVI”
Por meio desses insights, as equipes puderam tomar as melhores decisões para otimizar a produtividade nas lavouras de soja.
Aposte na tecnologia para revolucionar os processos agrícolas de sua empresa.
Conheça FarmGIS, a plataforma de geoanalytics da SciCrop.
Quer conhecer outras ferramentas de analytics para a cadeia do agronegócio? Fale conosco!