Saiba mais sobre a importância de se manter a integridade dos dados para empresas do setor.
Ao longo dos últimos 20 anos, o agronegócio foi um dos setores que experimentou maior evolução em termos de transformação digital.
O impacto da entrada das tecnologias computacionais no segmento foi tamanho que beneficiou praticamente toda sua cadeia produtiva.
Para dar a verdadeira dimensão deste fenômeno ao leitor, podemos mencionar algumas aplicações “dentro da fazenda”, como os softwares de agricultura de precisão e os programas para a automatização de estufas e sistemas de irrigação.
Se abordarmos o caso das agroindústrias, encontraremos uma gama empregatícia ainda maior das ferramentas digitais, que inclui: sistemas de controle de produção e qualidade, sistemas de logística e controle de estoque, automatização de pagamentos e procedimentos fiscais e até mesmo os sistemas ERP.
Simultaneamente ao surgimento de todas essas novidades, o período também foi marcado pela evolução das formas de conexão à internet, que naturalmente passaram a interagir com esses sistemas e dispositivos.
Como consequência da combinação desses elementos, hoje observa-se uma situação na qual as operações de grande parte das empresas do agro dependem em algum grau (ou integralmente) de uma série de computadores e ou smartphones conectados à rede.
Sendo assim, fica evidente a necessidade em se prezar pela incorruptibilidade dos sistemas e sobretudo pela integridade dos dados, uma vez que seu sigilo garante a unicidade estratégica de uma organização.
A quebra na privacidade dos dados pode levar a severos prejuízos para seus proprietários.
Uma das formas de lesão aos proprietários é o sequestro de dados, modalidade criminal em que hackers bloqueiam o acesso aos dados e exigem determinada quantia de dinheiro em troca da liberação dos mesmos.
Outra prática criminosa que pode ocorrer nos meios digitais é a corrupção ou exclusão de dados, uma espécie de sabotagem que tem como objetivo atrapalhar ou inviabilizar o trabalho de uma empresa.
Entretanto, podemos considerar o roubo ou quebra de sigilo como a pior das possíveis violações relativas aos dados.
As informações extraviadas podem ser vazadas, ou pior, vendidas ou exibidas a empresas concorrentes por criminosos ou intermediários, que podem utilizá-los para investigar fatores como o perfil dos clientes, fluxo monetário da empresa e índices de produtividade.
Os riscos mencionados são comuns a todos os segmentos, mas tratando-se de empresas atuantes no agronegócio, o assunto é ainda mais delicado.
Devido a limitações estruturais de conexão e ao caráter específico dos tipos de dados coletados em fazendas e agroindústrias, essas organizações costumam confiar a administração de seus dados a outras empresas, dentre as quais podemos citar aquelas focadas em sistemas FMS (Farm Management System) e as voltadas ao fornecimento de dispositivos IOT.
Desta forma, essas empresas “intermediárias” acabam retendo uma enorme quantidade de bases de dados, inclusive de organizações concorrentes entre si, e o pior, não apresentam em seus serviços, nenhum rigor quanto a procedimentos de segurança e nem transparência quanto à privacidade dos dados.
Partindo das premissas apresentadas até aqui, concluímos que essas empresas tornam-se um grande alvo para criminosos, concorrentes mal intencionados ou até mesmo investidores em busca de vantagens, o que por si só aumenta suas chances de sofrer investidas de hackers.
Isso sem contar que a nebulosidade dos termos de privacidade oferecidos não permitem que os usuários saibam o verdadeiro destino de seus dados.
Tendo em vista todas essas variáveis, sem deixar de considerar a tendência de crescimento da participação dos dispositivos digitais para a gestão agrícola com o desenvolvimento de novas formas de conectividade como o 5G, a segurança de dados deve ganhar prioridade nas empresas.
Quer contar com o mais alto padrão de segurança para os dados de sua organização nos próximos anos?
Confie seus dados aos especialistas da SciCrop!
Somos a startup referência em big data analytics voltado ao agronegócio no Brasil, com experiência no tema e uma equipe capacitada, cuidaremos dos dados de sua empresa com cautela e exclusividade.